sábado, 25 de outubro de 2008


BOM COMBATE ESPÍRITA
Geziel Andrade – São Paulo –SP.

“No bom combate, dispomo-nos a lutar
contra nós próprios, assestando baterias de
vigilância em oposição aos sentimentos e
qualidades inferiores que nos deprimem a
alma. (...) O bom combate liberta-nos o espírito para a ascensão aos planos superiores”. (Emmanuel/F.C.Xavier, na mensagem 148 do livro “Palavras de Vida Eterna”).

Realizamos o bom combate, quando servimos à causa do bem, cumprindo os deveres morais assumidos e triunfando sobre as tendências inferiores que nos levam ao sofrimento, à vergonha, ao arrependimento e à reparação.

Realizamos o bom combate, quando esforçamo-nos em vencer os vícios e as mazelas morais, recorrendo às forças e aos poderes da educação religiosa, moral e espiritual.

Realizamos o bom combate, quando trabalhamos no auto-aperfeiçoamento das faculdades da alma, no fortalecimento do senso moral, na sustentação das energias íntimas, na renovação da esperança, da coragem e da dignidade pessoal, adquirindo experiências e o poder de enfrentar e vencer as lutas evolutivas, as enfermidades, as missões e as provas difíceis da jornada terrena.

Realizamos o bom combate, quando extinguimos as trevas da ignorância em nossa alma, fazendo brilhar nela a luz do conhecimento e da sabedoria, aliada à do amor e da bondade.

Realizamos o bom combate, quando empunhamos as armas do amor fraterno, da solidariedade e da benevolência para beneficiar o próximo em seu cotidiano e edificar as boas obras que garantem um futuro melhor para aqueles que enfrentam situação aflitiva na caminhada evolutiva.

Não há trégua nesse bom combate, que exige sempre disciplina, discernimento, bom aproveitamento do tempo, equilíbrio, persistência, paciência e vigilância. Mas, com certeza, um dia, ouviremos na alma o hino glorioso da vitória.

Então, com a paz na consciência decorrente desse bom combate travado; com os resultados benéficos da aplicação da sabedoria e da exteriorização do amor; com a felicidade de ter progredido e conquistado a alegria e a saúde; e com a satisfação de ter feito o bem e sido útil ao próximo, seremos coroados com as bem-aventuranças que estão reservadas aos que lutaram dignamente na conquista de um modo superior de vida.

Nenhum comentário: