quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BOM DIA ESPÍRITA










BOM DIA ESPÍRITA

Geziel Andrade

“No livro da existência,
cada dia é uma página em branco
que confiarás ao tempo,
gravada com teus atos, palavras e
pensamentos.”
(Frase do Espírito José de Castro,
contida no livro “Cartas do Coração”,
psicografado por Chico Xavier).

Devemos considerar um bom dia, aquele em que:

1. Gravamos, na página em branco do livro que estamos escrevendo sobre a nossa existência terrena, o que há de melhor em emoções, sentimentos, pensamentos, palavras, realizações e atos de fraternidade, benevolência, paciência e compreensão.

2. Escrituramos, na nova página do livro da jornada terrena, o nosso esforço e a nossa boa vontade para o trabalho e o estudo, de forma a conquistarmos a ciência e a sabedoria, a moralidade e o amor, visando ser útil ao próximo e ajudar na realização da felicidade alheia.

3. Escrevemos, na página que se abre diariamente no livro da vida, as lições aprendidas, as experiências acumuladas, os trabalhos realizados e as vitórias conquistadas, embora enfrentando lutas, dificuldades, provas aflitivas e situações constrangedoras, mas demonstrando esperança, otimismo e confiança em Deus.

4. Registramos, na próxima página do livro que é a nossa biografia, o bom aproveitamento do tempo e o bom uso dos recursos colocados à nossa disposição, buscando os conhecimentos elevados, os feitos enobrecedores, as experiências engrandecedoras e o domínio das virtudes sublimes.

5. Contabilizamos, na página recém-aberta do diário pessoal, as boas ações realizadas em virtude das lições aprendidas com Jesus, Allan Kardec e Chico Xavier. Assim, acumulamos créditos espirituais pelo bom uso das faculdades e tesouros eternos no mundo íntimo.

6. Anotamos, com as próprias mãos, na nova página que o tempo nos confiou, os atos educativos que garantem acerto nas escolhas e decisões que semeiam o bem.

Cada dia, contamos com as lições filosóficas, morais e religiosas do Espiritismo para que possamos torná-lo um bom dia. Assim, escrevemos belas páginas no livro da nossa vida.

Mas, certamente, as melhores serão aquelas em que tivermos mantido a boa convivência e o bom relacionamento com os semelhantes no lar, no ambiente de trabalho e na vida em sociedade.

Dessa forma, teremos escriturado, nesse livro contábil, o que se passou de bom conosco, podendo, a qualquer momento, fazer um balanço de nós mesmos, numa visão panorâmica, retrospectiva e detalhada dos fatos registrados.

Que saibamos, portanto, a cada instante do dia, praticar as atitudes e os atos acima que retratam os ensinamentos da Doutrina Espírita.

Desse modo, podemos reler, com a paz na consciência, as páginas do valioso livro, preenchidas diariamente, constatando:
• Os bons rumos que demos à nossa história;
• Os méritos que acumulamos pelas boas obras realizadas;
• Os momentos de alegria que desfrutamos por termos feito o próximo feliz;
• E a satisfação de termos cumprido dignamente os nossos compromissos e deveres morais.

- - - - - - - - - -
Outros artigos desta série foram publicados neste blog em:
1. 24/out/2008 = Bom ânimo espírita.
2. 25/out/2008 = Bom combate espírita.
3. 01/Nov/2008 = Bom exemplo espírita.
4. 14/Nov/2008 = Bom senso espírita.
5. 15/mar/2009 = Bom humor espírita.
6. 11/jun/2010 = Bom tom espírita.

Nenhum comentário: