sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"O LIVRO DOS MÉDIUNS": INTRODUÇÃO


“O LIVRO DOS MÉDIUNS”: Principais lições contidas na “INTRODUÇÃO”
Geziel Andrade

APRESENTAÇÃO
“O Livro dos Médiuns” foi publicado por Allan Kardec no ano de 1861, em substituição ao livreto “Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas”, lançado em 1858.

O codificador do Espiritismo considerou esse livro a continuação de sua primeira obra espírita: “O Livro dos Espíritos”.

No “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec reuniu conhecimentos e experiências abrangentes sobre as manifestações inteligentes dos Espíritos, a mediunidade, os médiuns e as várias formas de comunicação dos Espíritos, elaborando um livro insuperável em seu gênero.

Além disso, Allan Kardec ressaltou os aspectos morais envolvidos nesse intercâmbio entre os dois planos da vida, que exige seriedade, respeito, bom senso e responsabilidade.

A partir deste artigo, este Blog publicará as principais lições contidas em todos os Capítulos de “O Livro dos Médiuns”, permitindo uma fácil compreensão dos aspectos que envolvem a comunicação séria, segura, proveitosa e instrutiva com os Espíritos.

PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS NA “INTRODUÇÃO”
A ignorância dos princípios do Espiritismo leva a muitas dificuldades e desilusões na prática da comunicação com os Espíritos. Por isso, antes de tudo, aquele que pretenda se ocupar com a parte prática da Doutrina Espírita precisa conhecer profundamente os princípios da Doutrina Espírita.

Embora o médium já traga em si mesmo os germes das qualidades necessárias à comunicação com os Espíritos, elas se apresentam em graus diversos e o seu desenvolvimento depende de fatores alheios à sua vontade.

Então, o médium precisa encontrar os meios para desenvolver a sua mediunidade, segundo as suas possibilidades, e dar a ela um emprego proveitoso.

Por outro lado, inúmeras pessoas que se dedicam às manifestações espíritas precisam de orientação para fazer as suas observações com segurança, vencer as dificuldades que se apresentam e estabelecer a comunicação séria com os Espíritos, de forma a obter boas comunicações.

Por isso, o estudo atencioso deste livro, tanto por parte do médium, quanto do estudioso dos fenômenos espíritas, propiciará mais facilidade na compreensão das manifestações e comunicações dos Espíritos.

A prática do Espiritismo é difícil, porque apresenta escolhos que somente um estudo sério e completo pode evitar erros. A pessoa estouvada que pretenda brincar de se comunicar ou de conversar com os Espíritos demonstra leviandade, falta de conhecimento de causa e falsa idéia sobre o mundo espiritual.

O Espiritismo tem um objetivo sério e grave; e a compreensão de seus princípios e de sua finalidade exige um estudo consciencioso.

O Espiritismo, além da sua parte prática, tem um aspecto filosófico que decorre das observações dos fenômenos espíritas e que tem despertado a atenção de muitas pessoas esclarecidas.

“O Livro dos Médiuns” trata da parte prática do Espiritismo. Ele se destina aos que desejam ocupar-se com as manifestações dos Espíritos, seja pessoalmente, seja pela observação de experiências alheias, sem cair nos escolhos.

A leitura prévia de “O Livro dos Espíritos”, contendo os princípios fundamentais do Espiritismo, torna mais fácil a compreensão de algumas partes de “O Livro dos Médiuns”.

- - - - - - - - - - - -
LIÇÕES A RETER:
· Todo médium traz em si mesmo a faculdade mediúnica e os germes das qualidades necessárias ao seu desenvolvimento e ao seu exercício.
· O desenvolvimento da mediunidade não depende apenas da vontade de quem quer ser médium. Ela depende principalmente da atuação dos Espíritos.
· O desenvolvimento da mediunidade depende ainda das possibilidades de cada um em servir de intermediário para as manifestações e as comunicações dos Espíritos.
· “O Livro dos Médiuns” é o guia seguro para quem quer fazer o desenvolvimento correto da mediunidade e dar um emprego proveitoso à sua faculdade mediúnica.
· “O Livro dos Médiuns” não orienta apenas os médiuns. Ele orienta também os estudiosos dos fenômenos espíritas e das manifestações e comunicações dos Espíritos: apontando-lhes as dificuldades; ensinando-lhes as maneiras corretas de se comunicarem com os Espíritos e de obterem boas comunicações; transmitindo-lhes experiências úteis que elucidam os fatos espíritas; orientando-lhes na avaliação da linguagem usada pelos Espíritos; prevenindo-lhes de cair em erros e decepções; e permitindo-lhes realizar experiências proveitosas, com conhecimento de causa, propiciando o desenvolvimento do aspecto filosófico do Espiritismo.
· O estudo de “O Livro dos Médiuns” torna-se mais proveitoso para quem já conhece os princípios do Espiritismo, contidos em “O Livro dos Espíritos”.

Nenhum comentário: