sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO


EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO
Geziel Andrade – São Paulo –SP.

O Espiritismo educa-nos para o cumprimento da Lei do Trabalho com sabedoria e nobreza intelectual e moral.

Essa Lei é uma benção de Deus, por nos propiciar: ocupação e atividade útil; produtos e renda para o suprimento das necessidades; edificação de um modo digno e honesto de vida; aperfeiçoamento das faculdades da alma; engrandecimento e prosperidade pessoal; e participação ativa na evolução do planeta.

Allan Kardec ressaltou a grandeza da Lei do Trabalho nas Questões 674 a 685 de “O Livro dos Espíritos”. Desde então, a Doutrina Espírita vem coligindo os seguintes pontos que servem de base para a educação espírita voltada para o trabalho:

MELHORIA NAS RELAÇÕES HUMANAS: O trabalho honesto engrandece e fortalece as relações humanas. Ele garante a boa convivência e o bom relacionamento com os semelhantes.

CONQUISTA DAS VIRTUDES: O trabalho possibilita a aquisição e a prática das virtudes da responsabilidade, dedicação, disciplina, ordem, paciência e honestidade. Assim, ao mesmo tempo em que desenvolvemos as habilidades e realizamos as conquistas profissionais, melhoramos o caráter e adquirimos e exercitamos o bom hábito de praticar as virtudes.

DEVER PROFISSIONAL: O trabalho, ao impor o cumprimento consciencioso dos compromissos e deveres assumidos para com os semelhantes, exige de nós o aprimoramento dos talentos, das técnicas produtivas e da criatividade. Dessa forma, crescemos em profissionalismo e produzimos as boas obras que nos gratificam.

ACUMULAÇÃO DA RIQUEZA MATERIAL: O trabalho honesto é a fonte legítima da acumulação da riqueza material. Ele garante o salário justo ou o lucro honesto, com os quais concretizamos os sonhos de bem-estar e prosperidade.

SALÁRIO JUSTO E LUCRO HONESTO: O salário justo é a recompensa digna para o trabalhador produtivo e honesto. O lucro obtido de forma honesta é o prêmio ao empreendedor valioso que beneficia a sociedade com seus empreendimentos. Com o salário ou o lucro bem empregados, satisfazemos as necessidades individuais e coletivas, ao mesmo tempo em que promovemos o engrandecimento pessoal, familiar e social.

CONFLITOS ENTRE O CAPITAL E O TRABALHO: Ante aos históricos conflitos de interesse entre o capital e o trabalho, em busca da elevação do lucro ou do salário, devemos transformá-los em oportunidade para controlar a ambição e o egoísmo e para exercitar a fraternidade e a solidariedade, melhorando as condições de vida e promovendo o crescimento pacífico das partes envolvidas.

APROVEITAMENTO DO TEMPO: O trabalho é o melhor emprego que podemos dar às horas disponíveis. Fazendo esse bom aproveitamento do tempo, geramos os bens, produtos e serviços que garantem as conquistas materiais, a satisfação das necessidades e a organização de uma vida mais confortável.

SALÁRIO ESPIRITUAL: O trabalho, ao envolver o uso das faculdades intelectuais e morais, gera o aprimoramento das potências da alma. Com as experiências adquiridas e os valores espirituais acumulados, a alma ascende na hierarquia verdadeira.

DESCANSO E ENTRETENIMENTO: O trabalho, pelos benefícios materiais e espirituais que gera, merece toda a nossa dedicação. Porém, devemos valorizar também o descanso necessário e buscar o entretenimento sadio, que são indispensáveis ao refazimento das energias e a preservação das forças físicas, evitando as doenças ou a falência orgânica prematura.

DISTÂNCIA DOS VÍCIOS E DAS MÁS PAIXÕES: Os vícios e as más paixões têm conseqüências danosas para o corpo e a alma. Assim, devemos estar conscientes de seus efeitos nefastos. Educando a vontade e mantendo-nos distantes deles, evitamos prejuízos ao trabalho e à produtividade e conservamos a eficiência, a disposição e a saúde.

DESEMPREGO: O desemprego é uma das chagas da sociedade. Ele decorre das turbulências e crises no mundo econômico, da má administração dos recursos e das imprevidências dos agentes econômicos. Embora isso, podemos combater a ameaça de desemprego promovendo a própria capacitação, especialização e valorização profissional, através do estudo incessante e do constante aprimoramento intelectual e moral. Também, não devemos menosprezar as ações previdenciárias que amenizam os efeitos danosos do desemprego.

VOLUNTARIADO: O trabalho voluntário, sem interesse pecuniário, gera benefícios a nós próprios, ao próximo e à sociedade. Nele encontramos a oportunidade de exercitar o amor fraterno, ensinado e exemplificado por Jesus; de amenizar as necessidades, aflições e provações alheias, conquistando méritos morais e engrandecendo as potências da alma.

APOSENTADORIA: A aposentadoria não deve ser motivo para a ociosidade ou a inatividade. Ela deve ser vista como uma nova fase da vida em que dispomos da valiosa oportunidade do tempo para a realização de novos trabalhos, estudos e atividades que promovem a evolução da alma imortal. Para o aposentado, a prestação do trabalho voluntário dá-lhe uma ocupação útil ao tempo disponível, gerando a felicidade do próximo. Além disso, a boa leitura e a busca de novos conhecimentos e de novas experiências nas atividades nobres evitam o isolamento, a solidão e a depressão. Dessa forma, a alma desconhece a inação e a preguiça e realiza esforços evolutivos para a vida que não cessa, nem com a morte do corpo.

TRABALHO HOJE E SEMPRE: O trabalho, por ser uma Lei de Deus, existe tanto na vida material, quanto na vida espiritual. Assim, na vida futura, não faltam tarefas e atividades incessantes para os Espíritos que se preocupam com o crescimento intelectual e moral. Concorrendo para a harmonia da Obra da Criação, evoluem e se preparam para uma reencarnação bem sucedida. Esta realidade está presente em todos os livros espíritas que tratam da vida da alma no mundo espiritual.

A EDUCAÇÃO ESPÍRITA VOLTADA PARA O TRABALHO: Portanto, com base nesses pontos, a educação espírita nos conscientiza sobre a importância do trabalho honesto e incessante. Com a dedicação ao trabalho, com a disposição de servir e de ser útil e com a alegria de viver, conquistamos os valores intelectuais, morais e espirituais que garantem o progresso e o bem-estar, nesta e na outra vida.

Com a educação espírita voltada para o trabalho, pomos mãos à obra, sem vacilar ou reclamar, criando o destino alegre e feliz que tanto almejamos.

Um comentário:

saula disse...

Amigo,

Primoroso seu artigo.....
Graças a Jesus por ter cruzado nossos caminhos um dia....
Você nos auxilia muito com seu trabalho de divulgação dos ensinamentos da D.E.
Que Jesus nos abençoe enos mantenha iterligados para sempre.
com carinho
saula