sexta-feira, 1 de novembro de 2013

LIÇÕES CONTIDAS EM "O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO": BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO



PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS EM “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”, CAPÍTULO VIII: BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO

Geziel Andrade

DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS

“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.” (Mateus, V: 8.)

“Deixai vir a mim os pequeninos, e não os embaraceis, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham.” (Marcos, X: 13-16.)

Jesus tomou a infância como símbolo da pureza de coração, que envolve humildade e simplicidade e exclui todo pensamento de egoísmo e orgulho.

Isso porque a criancinha na infância terrena manifesta inocência e candura, embora sua alma possa ser um Espírito encarnado muito antigo, que ainda não se despojou das imperfeições nas suas existências precedentes.

Só o Espírito que já atingiu a perfeição serve de modelo da verdadeira pureza.

Além disso, Jesus não disse de maneira absoluta que o Reino de Deus é para elas, mas sim para os que se lhes assemelham.

Tudo é sábio nas Obras de Deus. A criancinha conta com os cuidados e a ternura materna; precisa se adaptar ao desenvolvimento dos órgãos na nova existência terrestre e perder a fragilidade; se sujeita ao esquecimento das vidas passadas, embora suas faculdades se conservem em estado latente e permaneça com a intuição da experiência adquirida; e desfruta da oportunidade de progredir em inteligência e moralidade com a tarefa educativa dos pais. Após o período da inocência, o Espírito encarnado retoma gradualmente as suas ideias, acompanhando o crescimento do corpo material.

PECADO POR PENSAMENTO E ADULTÉRIO

Jesus frequentemente empregava a palavra adultério num sentido amplo para designar o mal, o pecado e os maus pensamentos.

Por outro lado, a verdadeira pureza está nos pensamentos e atos. Quem tem pureza de coração jamais pensa no mal, nem o pratica.

Todo pensamento mau resulta da imperfeição da alma, pelo qual ela se torna responsável.

Mas, a alma avança, se esclarece e se despoja das suas imperfeições pouco a pouco, à medida que usa melhor a sua vontade e o seu livre-arbítrio.

Em decorrência disso, o homem que não concebe um pensamento mau é porque já fez o seu trabalho e nele o progresso já está realizado.

O homem que tem um pensamento mau, mas o repele, é porque o seu trabalho está ainda por fazer e o seu progresso em vias de se cumprir. Mas, ao não ceder à tentação de satisfazer um mau desejo, por ter resistido e repelido o mau pensamento, sentir-se-á mais forte e contente com a sua vitória e avanço.

O homem que tem um pensamento mau, e nele se compraz, é porque o mal ainda está em sua alma com a toda a sua força.

Mas, Deus que é justo, faz perfeita distinção entre as características dos homens, impondo-lhes a responsabilidade dos pensamentos e atos.

VERDADEIRA PUREZA. MÃOS NÃO LAVADAS.

“Porque do coração é que saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias. Estas coisas são as que fazem imundo o homem. O comer, porém, com as mãos por lavar, isso não faz imundo o homem.” (Mateus, XV: 1-20.)

Para o homem, é mais fácil se apegar à prática dos regulamentos estabelecidos e dos atos exteriores, do que promover a sua reforma moral.

Em sentido evangélico, é mais fácil para o homem lavar as mãos do que limpar o seu coração.

Isso ocorre porque ele considera que a sua salvação espiritual está assegurada mais pelas práticas exteriores, do que pelas boas ações morais.

Então, no sentido evangélico, não basta ter as aparências da pureza. É preciso antes de tudo ter a pureza de coração.

O homem não chega a Deus, enquanto não se fizer perfeito. Para isto, conta com a religião que o torna melhor.

ESCÂNDALOS. SE VOSSA MÃO É UM MOTIVO DE ESCÂNDALO, CORTAI-A.

“Porque é necessário que sucedam escândalos, mas ai daquele homem por quem vem o escândalo.” (Mateus, XVIII: 6-11.)

O escândalo, no sentido evangélico, envolve tudo o que choca ou ofende a consciência do próximo; resulta dos vícios, das imperfeições e más reações. Envolve, portanto, sempre um mal moral.

O escândalo é sempre uma decorrência das imperfeições humanas. Assim, os homens inclinados a fazer o mal são semelhantes a árvores que dão maus frutos.

Mas, sendo responsáveis por seus pensamentos e atos, estão sujeitos às expiações, com as quais punem a si mesmos no seu contato com os vícios. Então, compreendem os seus inconvenientes.

Desse modo, os escândalos servem, muitas vezes, de provas para quem os suporta; mas também de expiação para os que cometeram faltas.

O escândalo deixará de existir na Terra quando o homem tiver extirpado o mal de seu coração; tiver eliminado dele qualquer sentimento impuro que é a fonte dos vícios.

Quando os homens tiverem se tornados bons e só fizerem o bem ao próximo, se tornarão felizes e promoverão a transformação moral da Humanidade.

Essa é a condição dos mundos avançados, de onde o mal foi excluído. Essa será a condição da Terra, quando o homem tiver obtido suficiente progresso moral e os Espíritos imperfeitos, rebeldes e obstinados no mal tiverem sidos rejeitados para habitar mundos ainda primitivos.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS NAS INSTRUÇÕES “DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS”, DO ESPÍRITO JOÃO, O EVANGELISTA, DITADAS EM PARIS, EM 1863:

Ao dizer “Deixai vir a mim as criancinhas”, Jesus não fazia apelo apenas às crianças, mas também às almas desesperadas e à infância intelectual formada pelos fracos, escravos, viciosos.

Jesus queria que os homens se entregassem a ele com a confiança dos pequeninos para esclarecê-los sobre a verdade moral e espiritual e os fortificar e consolar.

PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS NAS INSTRUÇÕES “DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS”, DE UM ESPÍRITO PROTETOR, DITADAS EM BORDÉUS, EM 1863:

Jesus chamou a si os fracos para fortificá-los; os tímidos e débeis para lhes dar amparo e consolo; os ignorantes para iluminá-los; os sofredores, aflitos e infelizes para lhes curar as feridas.

O amor e a caridade, ensinados por Jesus, são os bálsamos poderosos que curam todas as chagas do coração.

Eles fortalecem a alma no atendimento da vontade e dos desígnios do Senhor; despontam a coragem para que os acontecimentos, dores, tribulações, maldades e perseguições sejam suportados; e levam a alma até o seio do Senhor.

PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS NAS INSTRUÇÕES “BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM OS OLHOS FECHADOS”, DO ESPÍRITO VIANNEY, CURA DE ARS, DITADAS EM PARIS, EM 1862, NA OCASIÃO EM QUE UMA PESSOA CEGA LHE PEDIA A CURA:

A oração e a paciência ajudam a suportar os momentos de sofrimento e de aflição, enquanto se espera a cura que depende sempre da vontade do bom Deus.

A pessoa aflita deve pedir ao Pai, através da oração, o fortalecimento de sua alma. E Deus, que sempre ouve a prece, dá força e coragem; e talvez dê também a cura como recompensa à confiança e abnegação.

Mas, muitas vezes, o sofrimento é expiação que impede a alma de cair em escândalo. Além disso, ela pode viver completamente a vida no amor, o que a permite subir a Deus e viver com Ele.

NOTA DE ALLAN KARDEC: “Quando uma aflição não é a consequência dos atos da vida presente, é necessário procurar a sua causa numa vida anterior. Isso que chamamos caprichos da sorte nada mais são que os efeitos da justiça de Deus. Ele não aplica punições arbitrárias, pois quer sempre que entre a falta e a pena exista correlação. Se, na sua bondade, lança um véu sobre os nossos atos passados, entretanto, nos aponta o caminho, ao dizer: Quem matou pela espada, pela espada perecerá; palavras que podemos traduzir assim: “Somos sempre punidos naquilo em que pecamos”. Se, pois, alguém é afligido com a perda da visão, é que a vista foi para ele uma causa de queda. Talvez também tenha sido causa da perda da vista para outro; pode alguém ter ficado cego pelo excesso de trabalho que lhe impôs, ou ainda em consequência de maus tratos, de falta de cuidados, etc., e sofre agora a pena de talião. Ele mesmo, no seu arrependimento, pode ter escolhido esta expiação, aplicando a si próprio estas palavras de Jesus: “Se vosso olho for motivo de escândalo, arrancai-o.”
- - - - - - - - - -
CONSIDERAÇÕES DO AUTOR DESTE ARTIGO
Jesus, com seu amor, humildade e benevolência, jamais discriminou ou fez distinção de qualquer pessoa: homem ou mulher, pobre ou rico, sábio ou ignorante, sadio ou doente, criança ou idoso, judeu ou estrangeiro...

Sempre tratou as pessoas com bondade, sabedoria, estima e consideração, oferecendo-lhes ensinos e exemplos religiosos, morais e espirituais e a esperança de uma vida melhor no Reino de Deus se a alma tivesse pureza de coração.

Jesus ensinava que a alma da pessoa que enfrentasse as tribulações da vida material praticando as virtudes desfrutaria das bem-aventuranças no Reino dos céus. Isso dava coragem, consolo e resignação às pessoas simples, sofredoras e aflitas.

Jesus, ao dizer que o Reino de Deus é para aqueles que se assemelham às criancinhas, ressaltou a importância da humildade, simplicidade e inocência.

São essas as qualidades que nos levam a agir em consonância com a vontade de Deus.

Essas virtudes nos permitem viver praticando o bem, subordinados às vontades e aos desígnios do Senhor da Terra e dos Céus; dispensar os aparatos materiais e os atos de ostentação que nos ressaltam perante os outros para fazer esforços na acumulação dos tesouros imperecíveis que acompanham a alma após a sua passagem pela vida terrena; relacionarmo-nos bem com os semelhantes; e ajudar o próximo em suas dificuldades, praticando a caridade material e moral.

Dessa forma, ao valorizar as características infantis, Jesus nos estimulou a não perder a modéstia, descontração, ingenuidade e alegria, que nos possibilitam principalmente conviver bem com os familiares, amigos e parceiros, oferecendo-lhes os gestos de gentileza, tolerância, cordialidade e fraternidade.

Então, já na vida material, ao agirmos desse modo elevado, vivemos ligados ao Pai celestial.
- - - - - - - - - -
DATAS DA PUBLICAÇÃO, NESTE MESMO BLOG, DOS ARTIGOS CONTENDO AS PRINCIPAIS LIÇÕES CONTIDAS NOS CAPÍTULOS ANTERIORES DE “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO”:
27/fev/2009 = Prefácio e Introdução.
12/maio/2009 = Cap. I: Não vim destruir a Lei.
01/set/2009 = Cap. II: Meu reino não é deste mundo.
01/abril/2010 = Cap. III: Há muitas moradas na casa de meu Pai.
04/ago/2010 = Cap. IV: Ninguém pode ver o reino de Deus, se não nascer de novo.
28/junho/2011 = Cap. V: Bem-aventurados os aflitos.
10/novembro/2011 = Cap. VI: O Cristo Consolador.
02/abril/2012 = Cap. VII: Bem-aventurados os pobres de Espírito

Nenhum comentário: