quinta-feira, 19 de abril de 2012

OS ESPÍRITOS: LIÇÕES DE ALLAN KARDEC A RESPEITO















OS ESPÍRITOS: LIÇÕES DE ALLAN KARDEC A RESPEITO

Geziel Andrade

IMAGEM: JESUS NA TRANSFIGURAÇÃO: “E eis que falavam com ele dois varões: Moisés e Elias, que apareceram cheios de majestade. E falavam da sua saída deste mundo, a se cumprir em Jerusalém.” (Lucas, Cap. 9, vers. 28 a 36.)

Allan Kardec registrou em suas obras da codificação do Espiritismo importantes lições a respeito dos Espíritos, que são os seres inteligentes criados por Deus.

A compilação a seguir apresentada reúne as principais lições de Allan Kardec a respeito do assunto. Essas lições falam por si, dispensando comentários adicionais.

1 – OS ESPÍRITOS SÃO AS ALMAS DOS HOMENS:
“Sendo os Espíritos as almas dos homens, após a morte nós mesmos seremos Espíritos.”

“Os Espíritos são as almas dos homens que viveram na Terra ou em outros mundos. As almas ou Espíritos são, pois, uma só e mesma coisa. Quem crê na existência da alma, crê na dos Espíritos.”

“A alma ou Espírito é o ser inteligente, onde está a sede de todas as percepções e de todas as sensações. A alma sente e pensa por si mesma; é individual, distinta, perfectível, preexistente e sobrevivente à morte do corpo material, que é o seu instrumento de suas relações com o mundo visível.”

“Sendo os Espíritos as almas dos homens, como há homens de todos os graus de saber e de ignorância, de bondade e de maldade, o mesmo se encontra entre os Espíritos. Mas, há Espíritos que possuem as mais sublimes virtudes e o saber em grau desconhecido na Terra.”

2 – OS ESPÍRITOS SE ENCONTRAM EM DIFERENTES GRAUS DE ELEVAÇÃO INTELECTUAL, MORAL E ESPIRITUAL:
“Os Espíritos, como não passam de almas humanas desembaraçadas de seu invólucro corporal, não são iguais e apresentam uma variedade de poder, conhecimento e sabedoria maior que a que encontramos entre os homens na Terra.”

“Há Espíritos muito superiores, como os há muito inferiores, muito bons e muito maus, muito sábios e muito ignorantes.”

“Os Espíritos apresentam todos os graus de desenvolvimento intelectual e moral. Consequentemente, há os bons e maus, esclarecidos e ignorantes. Há também os Espíritos muito superiores, que não procuram senão fazer o bem. Esta distinção é um ponto capital no Espiritismo.”

3 - OS ESPÍRITOS SÃO SERES SEMELHANTES AOS HOMENS:
“Os Espíritos são seres semelhantes a nós, pois cada um de nós torna-se Espírito após a morte do corpo material; e cada Espírito torna-se homem pelo nascimento.”

“Cada globo, de certo modo, tem sua população própria de Espíritos encarnados e desencarnados. Cada globo agita-se pela encarnação e pela desencarnação dos Espíritos.”

“Os Espíritos são seres semelhantes a nós, tendo um corpo como o nosso, porém fluídico e invisível no estado normal.”

“A alma do homem revestida de seu envoltório fluídico, ou perispírito, constitui o ser chamado Espírito. Este, quando está revestido do envoltório corporal, constitui o homem.”

4 – AS MANIFESTAÇÕES E COMUNICAÇÕES DOS ESPÍRITOS ATRAVÉS DE MÉDIUNS PROVAM A IMORTALIDADE DA ALMA DO HOMEM:
“Os Espíritos que se comunicam através dos médiuns são as almas dos homens que viveram na Terra. Suas manifestações são úteis para destruir o materialismo e provar a imortalidade da alma.”

“As comunicações dos Espíritos servem para nos ensinar onde eles se acham, o que fazem, em que condições se é feliz ou infeliz na vida futura.”

“Só o fato da possibilidade de comunicação com os seres do mundo espiritual tem consequências incalculáveis, da mais alta importância. É todo um mundo novo que se revela e que tem tanto mais importância, quanto atinge a todos os homens, sem exceção.”

“As comunicações dos Espíritos servem para destruir os preconceitos vulgares sobre a natureza dos Espíritos e o estado das almas dos homens após a morte, coisas estas que não seriam sabidas sem a comunicação com o mundo invisível.”

“Os Espíritos sendo as almas dos homens, comunicando-nos com eles não saímos da humanidade. As almas dos homens saíram do mundo dos Espíritos, como ai entrarão ao deixar a Terra.”

“Diz São João, o Evangelista: “Não creiais a todo o Espírito, mas experimentais se os Espíritos são de Deus.” A experiência prova a sabedoria deste conselho. Seria, pois, imprudência e leviandade aceitar sem controle tudo o que vem dos Espíritos.”

“Como os homens, os Espíritos podem ser reconhecidos por sua linguagem: a dos Espíritos superiores é sempre séria, digna, nobre e cheia de benevolência.”

5 – OS BONS ESPÍRITOS AMPARAM E ORIENTAM OS HOMENS:
“Por intermédio dos médiuns, os bons Espíritos inspiram a caridade e a benevolência para com todos; ensinam aos homens se olharem como irmãos, sem distinção de castas, nem de seitas.”

“Os bons Espíritos ensinam aos homens, através dos médiuns, a perdoar aos que lhes dizem injúrias; a vencer as más inclinações; a suportar com paciência as misérias da vida; a olhar a morte sem medo, pela certeza da vida futura. Eles dão consolo aos aflitos, coragem aos fracos e esperança aos que não acreditavam.”

“Os bons Espíritos velam por nós, assistem-nos e nos ajudam, mas com a condição que nos ajudemos a nós mesmos.”

“Simpatiza com os bons Espíritos, aquele que em tudo age tendo em vista o bem, eleva-se acima das vaidades humanas, expele do coração o egoísmo, o orgulho, a inveja, o ciúme e o ódio e perdoa aos seus inimigos, pondo em prática esta máxima do Cristo: Fazei aos outros o que quereis que se vos faça.”

“A primeira condição para se conseguir a boa vontade dos bons Espíritos é a que decorre da humildade, do devotamento e da abnegação: o mais absoluto desinteresse moral e material.”

6 – A ALMA DO HOMEM DEPARA-SE COM NOVAS CONDIÇÕES DE VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL:
“O corpo material, uma vez gasto, se destrói e o Espírito sobrevive à sua destruição. O Espírito nem é aniquilado, nem alterado; apenas é despojado de seu envoltório material. Deixando o corpo material, entra no mundo espiritual, de onde havia saído para encarnar-se e adiantar-se. Numa palavra, o Espírito é preexistente e sobrevivente a tudo.”

“O homem, ao morrer, apenas será despojado de um invólucro material, sujeito aos sofrimentos e vicissitudes da vida; mas será sempre ele, com um corpo etéreo inacessível à dor física; que desfrutará de percepções novas e de maiores faculdades; que vai reencontrar os que amou e que o esperam no sólio da verdadeira vida, da vida imperecível.”

“Os Espíritos têm todas as percepções que tinham na Terra, mas em mais alto grau, porque suas faculdades não são amortecidas pela matéria; têm sensações que nos são desconhecidas; vêem e ouvem coisas que os nossos sentidos limitados não nos permitem ver nem ouvir.”

“Os Espíritos conservam as afeições sérias que tinham na Terra.”

“Todos os nossos pensamentos repercutem nos Espíritos e aí lêem como num livro aberto; de sorte que aquilo que podemos ocultar a qualquer um, quando vivo, não o podemos mais, desde que se é Espírito.”

7 – PELOS DESÍGNIOS DE DEUS, TODOS OS ESPÍRITOS ATINGIRÃO UM DIA A PERFEIÇÃO INTELECTUAL, MORAL E ESPIRITUAL:
“Os Espíritos são criados simples e ignorantes, mas dispondo de aptidão para todas as aquisições e para progredir, em virtude do seu livre-arbítrio.”

“Criados simples e ignorantes, por isso imperfeitos, ou melhor, incompletos, os Espíritos devem adquirir por si mesmos e por sua própria atividade, a ciência e a experiência que, de início, não pode ter.”

“Os Espíritos não pertencem eternamente na mesma ordem. Todos melhoram, passando pelos diferentes graus da hierarquia espírita.”

“Sendo a Terra um mundo inferior destinado à depuração dos Espíritos imperfeitos, eis a razão pela qual o mal aqui domina, até que a Deus apraza dela fazer a morada de Espíritos mais adiantados.”

“Com o Espiritismo, o homem sabe que aqueles seres designados sob o nome de demônios são Espíritos ainda atrasados e imperfeitos, que fazem o mal no estado de Espíritos, como o faziam no estado de homens, mas que progredirão e melhorarão, através de uma série de existências materiais sucessivas.”

“Todas as almas atingem, mais cedo ou mais tarde, a felicidade. Assim se confirma, pela pluralidade das existências materiais progressivas, a admirável Lei de unidade e de justiça, que caracteriza todas as obras da criação.”

“Não há criações múltiplas de diferentes classes entre os seres inteligentes, mas toda a criação surge da grande Lei da unidade, que rege o Universo.”

“Devendo o Espírito passar por muitas encarnações, visando atingir a perfeição, concluí-se que todos nós tivemos muitas existências materiais e que teremos ainda outras mais ou menos aperfeiçoadas, seja na Terra ou em outros mundos.”

“As almas que avançam mais prontamente em sua depuração e em instrução gozam mais cedo a felicidade.”

8 – OS BONS ESPÍRITOS COMPREENDEM DEUS E A OBRA DA CRIAÇÃO, PRATICAM O BEM E DESFRUTAM DE BOAS CONDIÇÕES DE VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL:
“Os bons Espíritos compreendem Deus e o Infinito, gozam da felicidade dos bons e sentem-se felizes quando impedem o mal. O amor que os une é para eles uma fonte de inefável felicidade.”

“Cada Espírito leva consigo os elementos de sua felicidade, na razão da categoria onde o coloca o seu grau de adiantamento intelectual e moral. A felicidade depende das qualidades próprias do Espírito e não do estado material, do meio em que se acha.”

“A felicidade dos Espíritos é inerente às qualidades que possuem. Assim, a desfrutam onde quer que se encontrem, na superfície da Terra entre os encarnados, ou no espaço.”

“Os Espíritos felizes, atraídos uns para os outros pela similitude de ideias, gostos e sentimentos formam vastos grupos ou famílias homogêneas, no seio das quais cada individualidade irradia suas próprias qualidades, e se penetra dos eflúvios serenos e benéficos que emanam do conjunto.”

“Para os Espíritos felizes e bem-aventurados, em todos os graus, a vida espiritual é uma atividade constante, mas isenta de fadigas, e o gozo de todos os esplendores da criação.”

- - - - - - - - - -
NOTA: Os artigos anteriores desta série foram publicados neste blog, nas seguintes datas:
03/maio/2010 = DEUS: Lições de Allan Kardec a respeito.
04/janeiro/2011: O HOMEM: Lições de Allan Kardec a respeito.
05/agosto/2011: O ESPIRITISMO: Lições de Allan Kardec a respeito.
01/dezembro/2011: JESUS: Lições de Allan Kardec a respeito.

Nenhum comentário: