terça-feira, 4 de dezembro de 2012

LADO ESPIRITUAL E MORAL DO NATAL DE JESUS




















LADO ESPIRITUAL E MORAL DO NATAL DE JESUS

Geziel Andrade

A vinda de Jesus para a Terra, por ordem de Deus, para trazer a Boa Nova, ocorreu num contexto de estreitamento das relações entre os homens e os habitantes do Reino dos Céus:

• Um Anjo do Senhor apareceu em sonho para José, para anunciar-lhe o nascimento de Jesus: “- Maria dará à luz um filho a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”.

• Após o nascimento de Jesus, um Anjo de Deus apareceu, em meio a refulgente luz, a alguns pastores da região de Belém, que guardavam seus rebanhos, para anunciar o nascimento do Salvador, que era o Cristo. Depois disso, subitamente, apareceu junto com o Anjo uma numerosa multidão da milícia celeste louvando a Deus. Em seguida, os Anjos voltaram para os Céus e os pastores foram para o local indicado, onde encontraram Maria, José e o Menino posto numa manjedoura.

• Os Magos do Oriente, que vieram adorar aquele que seria o Rei dos Judeus, foram orientados em sonhos para que retornassem para a sua terra por caminho diferente, de modo que não reencontrassem Herodes.

• Um Anjo do Céu apareceu em sonhos a José para lhe prevenir: “-Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe, e foge para o Egito, e fica-te lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar.”. Levantando-se, José tomou os membros de sua família e retirou-se para o Egito. Algum tempo depois, o Anjo apareceu novamente em sonhos a José autorizando-o a voltar para a terra de Israel, porque estavam mortos os que intentavam contra a vida do Menino.

Dessa forma, desde a concepção e o nascimento de Jesus e mesmo durante a pregação e exemplificação do Evangelho as relações entre o mundo material e o mundo espiritual estiveram muito estreitas.

Ocorreram acontecimentos marcantes que confirmaram a existência do Reino de Deus, o qual é invisível para os homens, mas que determina e influi em acontecimentos importantes no mundo terreno.

Com a sua inovadora jornada terrena e o cumprimento de sua missão divina, Jesus promoveu uma transformação religiosa, moral e espiritual sem precedentes na história da humanidade:

• Ampliou o entendimento dos homens acerca de Deus, o Pai e Criador de todas as coisas;

• Mostrou as relações existentes entre Deus e os homens, e entre o Reino dos Céus e o mundo material;

• E estabeleceu a moral cristã pautada no amor a Deus e aos semelhantes, no cultivo das virtudes, na prática do bem e na realização das boas obras, com vistas à conquista da nobreza espiritual e moral e das bem-aventuranças para a alma na sua vida futura no Reino de Deus. Neste Reino, a alma, após a morte de seu corpo material, colhe o resultado da semeadura boa ou má que fez na vida terrena. Em outras palavras: “A árvore que deu bons frutos distingue-se da árvore que produziu maus frutos”.

Portanto, que neste Natal, não nos concentremos exclusivamente nos festejos e no lado material do Natal, tão bem explorados pelos agentes econômicos; mas, principalmente, atentemos para este espírito verdadeiro do Natal que não pode faltar em nenhum dia do ano.
-- -- -- -- -- -- --
PREZADOS AMIGOS E LEITORES DESTE BLOG,
DESEJO A TODOS:
QUE AS COMEMORAÇÕES DO NATAL SEJAM REPLETAS DE AMOR, PAZ E ALEGRIA;

QUE OCORRAM SEMPRE O CULTIVO DAS VIRTUDES CRISTÃS, A ADOÇÃO DAS BOAS ATITUDES, A PRÁTICA DO BEM E A REALIZAÇÃO DAS BOAS OBRAS QUE PROMOVEM A PROSPERIDADE INTELECTUAL, MORAL E ESPIRITUAL, MELHORAM AS CONDIÇÕES DE VIDA E GARANTEM O CONSEQUENTE BEM-ESTAR DURADOURO.
Estes são os votos de Geziel Andrade.

Um comentário:

Lucimara disse...

Olá...Amigo !

Que nesse Natal Jesus renasça nos corações, ainda enduredos e que todos nós possamos viver como uma grande familia universal.

São os votos de Mara - CEJA